segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PRONASCI – PROGRAMA DE COMBATE À CRIMINALIDADE NO BRASIL

A criação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) abriu o debate realizado na Faculdade Estácio de Sá de BH.

O palestrante José Luiz de Quadros e coordenador da Campanha de Segurança do Pronasci em Minas Gerais falou dos objetivos do programa. Ele foi criado a partir de diversos eventos realizados, discussões para que expusessem as preocupações na Segurança do Brasil. O governo federal disponibilizou a cifra de R$6,7 bilhões e setecentos milhões de reais que serão gastos em 4 anos. Desse montante, R$600 milhões serão investidos na valorização e qualificação dos profissionas em sergurança.

O Pronasci é um conjunto com 94 ações, que foca a estruturação das polícias e a valorização de seus profissionais além de ações locais nas regiões com maiores índices de criminalidade. Visa a criação de políticas públicas, os direitos humanos, a construção de estabelecimentos penais para homens e mulheres com idade entre 18 a 24 anos, com módulos de educação, saúde, informática e assistência às famílias para que possam recebê-los em novo ambiente familiar.

Prevê ainda a reforma do Código de Processo Penal, regulamentação do Sistema Único de Segurança Pública que desde a Constituição de 1988 não foi regulamentado. Para os palestrantes, segurança pública não é uma questão da União, dos Estados e dos Municípios, envolve todos os eixos do sistema e também toda a comunidade.

Saiba mais sobre o Pronasci



E LEIA TAMBÉM

Coordenador do PRONASCI-
José Luiz de Quadros,
na Faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte

Nenhum comentário: